Professor Gilberto Luiz Alves, é referência nacional quando o assunto é educação, cultura e história, nosso convidado dessa semana. Doutor em Filosofia e História da Educação pela Unicamp, professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-UNIDERP.
Nesse bate-papo tratamos sobre O Prejuízo que o Manual DidáticoTrouxe para Educação e como Houve o Empobrecimento dos Conteúdos Tornando o Conhecimento Vulgar (que atinge os fatos sem lhes inquirir as causas). Na área da cultura comenta sobre as políticas públicas ou a falta delas para que realmente sejam promovidas e valorizadas. Outro ponto abordado é sobre o Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves que tem como missão tornar-se um centro de pesquisas em áreas relevantes da cultura.
Também é autor de vários livros como A Produção da Escola Pública Contemporânea | O Trabalho Didático na Escola Moderna. Formas Históricas | Arte, Artesanato e Desenvolvimento Regional: Temas Sul-Mato-Grossenses | Pantanal da Nehcolândia e Modernização Tecnológica, entre outros.
A entrevista está imperdível e o cenário do IC Gilberto Luiz Alves traz obras de artes lindíssimas.