Ciência

ALVES, Gilberto Luiz

Entrar

A Centralidade do Instrumento de Trabalho na Relação Educativa

Entrar

A Didática e suas Formas Históricas: por uma Forma Histórica de Organização do Trabalho Didático Pertinente ao Nosso Tempo

Entrar

A Escola Moderna, a Escola de Educação Especial e suas Pedagogias

Entrar

A Relação entre Plano de Estudos e Sociedade: a Propósito de uma Abordagem Histórica de Currículo

Entrar

Cultura: Crítica aos Usos e Significados do Termo

Entrar

Formação de Professores: uma Necessidade de Nosso Tempo?

Entrar

Nasce uma Nova Instituição Educacional

Entrar

Organização do Trabalho Didático: a Questão Conceitual

Entrar

Origens da Escola Moderna no Brasil: a Contribuição Jesuítica

Entrar

Relação Educação, Identidade e Cultura na Sociedade Contemporânea: uma Provocação acerca da Necessidade de Rigor Teórico na Atividade Científica

Entrar

Universal e Singular: em Discussão a Abordagem Científica do Regional

ALVES, Gilberto Luiz [CENTENO, Carla Villamaina; MIANUTTI, João; BRITO, Silvia Helena Andrade de]

Entrar

'Social Relations and Environmental Research in the Pantanal of Mato Grosso do Sul: When the Researcher must Be a Citizen'

ALVES, Gilberto Luiz [Selma Maria Rodrigues]

Entrar

Transformações na Cerâmica Kadiwéu em Mato Grosso do Sul, Brasil

BRITO, Sílvia Helena Andrade de

Entrar

Produção/Reprodução dos Grupos Indígenas na Sociedade Capitalista Atual

CARCHEDI, Guglielmo

Entrar

O Esgotamento da Atual Fase Histórica do Capitalismo

CARDOSO, Maria Angélica

Entrar

Escolas Isoladas Paulistas: um Modelo Desajustado?

CENTENO, Carla Villamaina

Entrar

A Fronteira como Domínio da Violência: Reportagens sobre o Sul de Mato Grosso (1932)

Entrar

As Relações de Trabalho na Fronteira Sul de Mato Grosso: a Escravidão por Dívidas na Exploração da Erva-mate

Entrar

Diários de Campo de um Engenheiro: Trabalho, Cultura e Educação no Sul do Mato Grosso (1922-1930)

Entrar

José de Melo e Silva: Construindo uma Biografia por Meio de Tênues Pistas

CORDEIRO, Caio Nogueira Hosannah

Entrar

Arquitetura Escolar de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul 1910 . 1990: Primeiras Anotações

CORRÊA, Valmir Batista [CORRÊA, Lúcia Salsa]

Entrar

O Dilema da Produção de Tanino na Fronteira Brasil-Paraguai

FIGUEIRA, Fani Goldfarb

Entrar

Ensaios de História e Educação: Jesuítas

Entrar

Literatura e História

Entrar

Reflexões Sobre a História

FIGUEIRA, Pedro de Alcântara

Entrar

A Educação de um Ponto de Vista Histórico

Entrar

Breves Considerações sobre a Filosofia de Descartes

Entrar

Ciência e História

Entrar

Economia Política: uma Ciência Histórica

Entrar

Estudo Preliminar de Economia Cristã dos Senhores no Governo dos Escravos, de Jorge Benci

Entrar

Francis Bacon Subversivo

Entrar

Francis Bacon: Quarto Centenário da publicação da Obra Novum Organum

Entrar

Ideologia: pondo História na História

Entrar

Magister Non Dixit

Entrar

O Papel da Domesticação na Teoria de Darwin

Entrar

O Significado Histórico da Economia Política

Entrar

Saudades do Futuro

Entrar

Sem Bastante Pobreza, Nada de Capitalismo

Entrar

Uma Realidade em Transformação

GRAEBER, David

Entrar

Sobre o Fenômeno dos Empregos Insignificantes [On the Phenomenon of Bullshit Jobs: A Work Rant]

HOFF, Sandino

Entrar

Arte e Desenvolvimento Geral da Sociedade

Entrar

As Sombras e o Corpo Donde Procedem ou O Mundo das Artes como Princípio Educativo

Entrar

Escola Pública Religiosa: Ratke

OSHIRO, Jane Das Dores Guimarães [CENTENO, Carla Villamaina]

Entrar

O Compêndio Geografia para Quarta Série Secundária (1938) de Aroldo de Azevedo sob a Perspectiva da Organização do Trabalho Didático

PÉBAYLE, Raymond [KOECHLIN, Jean]

Entrar

As Frentes Pioneiras de Mato Grosso: Abordagem Geográfica e Ecológica

SANTOS, Patrícia Pato dos [ALVES, Gilberto Luiz]

Entrar

Educação Ambiental nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

ZIEGLER, Jean [swissinfo.ch – Serviço Internacional da Sociedade Suíça de Radiodifusão e Televisão (SRG SSR)]

Entrar

Entrevista - A Democracia Representativa está Esgotada, alerta Sociólogo

Entrar

Entrevista - ‘Uma Criança que Morre de Fome Hoje é Assassinada’

2018 © Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves

Site desenvolvido por: