Fotografias: Série Paisagens

Local: MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul

Data Inicio: 17/07/2019

Data Fim: 07/09/2019

No século XXI, o mundo da arte acolhe plenamente a fotografia como suporte legítimo, em igualdade com a pintura e outras linguagens.

O tema paisagem faz parte da história da arte, da ideia de aproximação da sensibilidade humana em face da natureza que não deve ser esquecida. Deve-se ressaltar que a fotografia de paisagem, como qualquer outro tema, é, desde logo, de significado aberto, à medida que parte da realidade transfigurada em imagem, em função do corte espaço-tempo.

A luz da fotografia de paisagem tende a ser exclusivamente natural, sempre vinda no sentido de cima para baixo, de caráter difuso. Antigamente, na fotografia de paisagem, operava-se com iluminação às vezes insuficiente para a exposição adequada do material sensível.

Essa proposta apresenta o conjunto, em grande formato (90 cm. X 110 cm.), de 6 fotografias de paisagens locais que trazem na sua configuração a simplificação de elementos em prol do ajuste de cor, evidenciando os contrastes que reafirmam a dramaticidade de cenas representadas.

 

Wagner Thomaz

Arquiteto e Artista Plástico

2018 © Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves

Site desenvolvido por: